Listinha de Sugestões…

IMG_0731Muita gente acha que o ato de escrever é, essencialmente, um ato solitário. A imagem de um escritor no seu trabalho me remetiam diretamente a coisas como uma cabana na floresta, sem nenhum acesso à internet ou ao telefone, para evitar distrações. Ou um escritório abarrotado de livros, com uma pesada escrivaninha cheia de papéis, uma caneca gigantesca meio cheia de café frio, e uma pessoa levemente estranha, atrás de óculos de armação de tartaruga escrevendo atabalhoadamente em um caderno ou mesmo uma máquina de escrever.

E então eu decidi que gostaria dessa ideia de escrever coisas com mais de uma página. Eu não tenho problemas em ficar sozinha, em silêncio comigo mesma, eu pensei. Mas esse negócio de escritório e escrivaninha, ou máquina de escrever, não eram comigo. Acabei descobrindo que escrever no papel não funciona realmente para mim. E que o silêncio não me ajudava tanto assim na hora de tirar as ideias da cabeça para por no papel.  Comecei a visitar cafés, para ouvir o burburinho e, em casa, sentava ao lado do meu marido na cama e ouvia a sua conversa e a televisão.

s

Foi num café sem o hoje onipresente wi-fi que me dei conta que estar online também era importante para meu processo de escrita. Onde mais, hoje em dia, eu encontraria na hora e em segundos resposta para perguntinhas sacanas como: ” Que dia mesmo foi o casamento da Rainha Victoria?”, ou “Quando foi cunhado o termo ‘surreal’?”.  E era sempre quando eu estava com a internet ruim, ou num lugar sem wi-fi que essas perguntinhas quase insignificantes surgiam.  E quando a internet me falhava, eu ia para os livros, ou um bate=papo com meus amigos.

Escrever, eu descobri, é um ato social. É preciso observar, conversar, interagir. Seja pedindo dicas de leitura, ou oferecendo um nó narrativo numa jogada de RPG. Muitas das cenas de Construindo Victoria nasceram de conversas entre amigos, de filmes que vi, indicados por eles, livros lidos.  Sim, há vários momentos em que socializamos só com os livros. Mas a melhor parte de ler um livro é contar para alguém sobre o que leu, dizer que aquela leitura inspirou você a fazer alguma coisa, nem que seja criar sua própria história.

Eis uma singela lista de sugestões, para aqueles que Construíram Victoria comigo:

Livros:

Crime and Horror in Victorian Literature and Culture –  Matthew Kaiser (Org.) 

As Suspeitas do Sr. Whicher – Kate Summerscale

Em casa – Bill Bryson

Breve História de quase tudo – Bill Bryson

A Tale of Two Cities – Charles Dickens

Contos Fantásticos do Século XIX – Ítalo Calvino (org.)

What Jane Austen Ate and Charles Dickens Knew – Daniel Poole

Sketches by Boz – Charles Dickens

Life as a Victorian Lady – Pamela Horn

Life in a Victorian Household – Pamela Horn

Victorian London Ebooks (vários) – disponíveis na Amazon

Drácula – Bram Stoker

Frankenstein – Mary Shelley

O Médico e o Monstro – Robert Louis Stevenson

O Diabo na Água Benta – Robert Darnton

O grande massacre de gatos – Robert Darnton

Orgulho e Preconceito – Jane Austen

Um Estudo em Vermelho – Sir Arthur Conan Doyle

O fim da Eternidade – Isaac Asimov

Filmes e Séries

Being Human UK – BBC

Call the Midwife – BBC

Whitechapel – BBC

Sherlock – BBC

Horrible Histories – BBC

Gigantes da Indústria – History Channel

A jovem rainha Vitória

Sua Majestade, Mrs. Brown

Sherlock Holmes 

Minha amada imortal

Amadeus

A lista é interminável. Há, é claro, outra lista, gigantesca, de links que me foram muito úteis em minha pesquisa. A maioria deles aparece em artigos diversos neste blog (https://construindovictoria.wordpress.com), ou na página do Facebook (https://www.facebook.com/construindovictoria), mas os três sites que mais acessei foram:

http://www.victorianweb.org/

http://casebook.org/

http://www.npg.org.uk/

E aqui estão… Várias portas de entrada para a Londres Vitoriana. Vários motivos para socializar.

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

