Intermission – Horrible Histories

104743-ml-70128Faltam poucos dias para eu me entregar de vez à história da Victoria. Nesses últimos meses eu mergulhei com tudo na Inglaterra do século XIX, tentando fazer com que a época saísse da história e se tornasse algo tão natural quanto meu cotidiano. Tantas leituras, vídeos, detalhes e histórias que dividi aqui com vocês são, no entando, apenas o início. Tenho certeza que todo o processo de escrever vai levantar mais e mais perguntas, que por sua vez gerarão mais e mais posts. Afinal eu ainda não falei de cartões de visitas, da apresentação à rainha, do orientalismo estimulado pelas Companhias das Índias, ou das diversas tentativas de assassinato que a Rainha Victoria morreu.

Também não falei ainda sobre Joseph Merrick e o Freak Show. A mania de usar um certo corante verde feito com arsênico que envenenou famílias inteiras. Ou da neblina escura e mal cheirosa que eles chamavam de sopa de ervilhas. Ou dos diversos jogos de baralho, que ainda pretendo apresentar e jogar com um grupo de pessoas loucas como eu.  Abordei os grandes assassinatos da época e mesmo a história de Jack o Estripador apenas superficialmente.

E quanto mais estudo, mais me interesso, e a internet têm sido um aliado valioso. Entre os vários links que me divertiram durante a semana passada, uma séria me pegou de jeito. É, olhe só, um programa infantil da BBC, chamado Horrible Histories. Uma série de comediantes retratam casos curiosos da história em sketches de chorar de rir. E, eles têm um MONTE de pequenos detalhes valiosos sobre a era vitoriana. Pois, como eu já comentei, as regras violadas são o que fazem uma época, mais até sobre as regras cumpridas.  E esse é meu presentinho para meus seguidores, enquanto eu penso sobre qual próximo assunto escrever.

Eu juntei vários sketches do Horrible Histories (seção Vile Victorians), bem como vários outros videozinhos sobre a época no Youtube aqui:

Aos poucos, incrementarei a lista com coisas sobre e da época

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Victoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

