The Dinner Party

dp1Um dos eventos sociais mais comuns na Londres Vitoriana, os jantares, ou Dinner Parties, tinham uma etiqueta toda  especial. Poderiam significar a ascensão social dos anfitriões  ou de algum amigo da família; ou poderiam selar o suicídio social, caso não fosse bem planejada.

Tudo era planejado para que os convivas partilhassem um momento de agradável conversação, como um evento isolado, ou como um prelúdio para eventos maiores, como um baile, ou uma apresentação na corte, na manhã seguinte.

A organização cabia à esposa, que deveria direcionar seus criados, mordomo, governanta e jardineiros à perfeição, para que tudo estivesse perfeitamente coordenado e nenhuma ordem precisasse ser proferida durante a festa, atrapalhando o fluxo da conversação.  O próximo passo era a escolha dos convidados. Dez a doze convidados, um número igual de mulheres e homens, que tivessem algo em comum, para evitar situações embaraçosas. Uma vez definidos, convites eram enviados, dois dias ou duas semanas antes do evento. Dos convidados, se esperava uma resposta tempestiva.

Para os criados, o dia começava cedo, sendo eles encarregados pela limpeza da casa, colher vegetais frescos da horta, ou sair ao mercado para comprar produtos frescos, na cozinha, a coisa toda devia ser bem organizada pela cozinheira, que era responsável pelo preparo de uma média de nove pratos, isso sem contar sobremesas, biscoitos e café. Os jardineiros preparavam arranjos de flores para adornar a mesa, da maneira mais artística possível. Pajens treinavam ir e vir da cozinha sem fazer barulho, e se vestiam com mais esmero, tudo sob os olhos atentos da dona da casa.

Esta supervisiona os trabalhos, enquanto lê em seu guia Debrett ou Burke qual a precedência de cada convidado sobre o outro, para não errar na hora do jantar, e parte fazer sua toilete, afinal, todos os compromissos após às 6 da tarde eram considerados formais.  As mulheres usariam seus mais belos vestidos, de mangas curtas e decotados, e luvas, os homens usariam seu terno de boa qualidade, preferencialmente com coletes, lenços e gravatas brancos.

A hora marcada no convite gira em torno das 7 da noite, sendo que depois da metade do século, era-se esperado um atraso de exatos 15 minutos. O convidado devia chegar, dizer seu nome ao mordomo, que o anunciaria à dona de casa e o indicaria o caminho para a “sala de estar” (drawing room) no primeiro andar das casas londrinas ou no térreo das casas de campo. Lá os convidados esperariam aqueles que se atrasaram, enquanto trocavam cumprimentos e trocavam breves palavras sobre assuntos triviais, como o clima.

Enquanto isso, a dona da casa junta seus convidados em pares, em estrita ordem de precedência, um assunto delicado e que confundia até as esposas mais versadas da sociedade vitoriana. Laços de casamento perdiam força, e era raro que marido e mulher sentassem lado a lado à mesa. Um sinal era dado à dona da casa: o jantar está servido!. Os casais organizados pela anfitriã desciam as escadas, sendo que o marido acompanhado da mulher de maior procedência, e o homem de maior procedência dava o braço à anfitriã, e os dois casais lideravam a sucessão de casais escada abaixo, seguindo a ordem de precedência.

Assim que entravam na sala de jantar, o marido da anfitriã sentava sua acompanhante à sua direita, e assim se sucediam os casais, até todos estarem confortavelmente sentados, intercaladamente, homens e mulheres. Cada casal recebia à sua frente um Menu decorado, contendo todos os pratos servidos naquela noite, que poderiam ser estes:

menu dp

Eles eram geralmente recebidos por uma miríade de talheres de prata e copos para os diversos pratos e bebidas servidas durante o jantar, sendo que em casos extremos, eles eram recebidos por 9 tipos de talheres diferentes, e um número parecido de copos e taças. Mas o peixe, por exemplo, devia ser comido com garfo e um pedaço de pão, e não com uma faca.  

E a conversa poderia rolar solta, a partir deste momento. Assuntos como política e religião deveriam ser evitados à mesa, e os homens deveriam engatar suas conversas com a dama que acompanharam, bem como cortar sua carne. Após o jantar, as damas voltavam à sala de estar, para tomar chá e conversar mais a vontade, e os homens ficavam na sala de jantar, ou iam para o parlour,  tomar café, vinho do porto e fumar seus charutos e, aí sim, conversar sobre assuntos mais sérios, como política e notícias mais sérias.

Era um período relativamente curto, que durava pouco mais de meia hora. E então os homens se juntariam às mulheres na sala de estar, onde poderiam cantar uma ou duas músicas, e se preparar para o grande evento da noite, se houvesse, ou aguardar o momento de chamarem suas carruagens, às 11 horas da noite.

Eis uma pequena galeria de imagens de uma dinner party:

E aqui um vídeo bastante interessante sobre os preparativos da festa.

http://videopediaworld.com/video/89053/Victorian-Kitchen-Episode-7-The-Dinner-Party

Fontes:

What Jane Austen Ate and Charles Dickens Knew – Daniel Pool

http://comestepbackintime.wordpress.com/2011/09/13/edwardian-and-victorian-dinner-parties/

http://www.clas.ufl.edu/users/agunn/teaching/enl3251/vf/pres/lewandowski.htm

http://missmary.com/victorian-articles-poetry-stories/1450-etiquette-rules-dinner-social/

http://www.victoriaspast.com/DiningRoom/Diningetiquette.htm

http://missmary.com/old-fashioned-recipes/288-how-to-serve-meals/

http://www.avictorian.com/dinner-party-conduct.html

http://suite101.com/article/18th-century-theme-dinner-party–a-victorian-mid-winter-feast-a320712

http://www.angelpig.net/victorian/formal_dinners.html

Anúncios

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Comportamento, Victoria e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s