Victorian Currency

sov Minha Victoria morou muito tempo em Londres, em várias áreas e seguindo vários estilos de vida, como convém a um bom vampiro. Mas, mesmo sobrenatural, ela conviveu e convive com problemas bem prosaicos. Como quanto dinheiro ela precisaria para hospedar-se num hotel barato, ou quanto custariam os tecidos para alterar seu estilo de acordo com suas necessidades. E lidar com dinheiro na Londres Vitoriana era, como vocês vão perceber logo logo, no mínimo complicado.

Vamos começar com a moeda em si: A unidade principal para a economia londrina era a libra esterlina (também conhecida como Pound Sterling e cujo símbolo era l.), ainda hoje em uso em todo a Inglaterra. Havia também o shilling (traduzido para o português como xelim, na maioria dos romances, com símbolo s.), o penny (ou pence, também conhecido como bob, com símbolo d.), o guinea (guinéu), crown (coroa), half-crown (meia-coroa), sovereign (soberano), o florin (florim), e o farthing todos variações de valores em libras.

O cálculo básico é 20 shillings para cada libra e 12 pence para cada shilling. Um guinea valia 1 libra e 1 shilling, um florin equivaliam a dois shillings, um crown valiam 5 shillings,  half-crown  eram dois shillings e 6 pence, o sovereign era uma libra, e o pobrezinho do farthing valia um quarto de um penny.  Segundo Daniel Pool, libras, xelins e pence eram as unidades de valor, as demais apenas representações físicas da moeda

Fisicamente, o dinheiro era dividido em moedas de cobre, bronze, prata e ouro e os valores maiores, a partir de 1844, tinham notas emitidas pelo Bank of England. As moedas de cobre ou bronze eram:   o farthing, o halfpenny (dois farthings), o penny, o tupence (dois pennies) e four-penny (por um tempo conhecida como groat). As moedas de prata eram a thripenny (3 pennies), a de sixpence (6 pennies), o shilling, o half-crown e o crown. Já o sovereign e o half-sovereign eram feitos de ouro. As notas eram de 5l, 10l, 20l, 100l, 200l, 500l e 1000l. Na imagem abaixo (clique nela para ficar grandona) você tem uma amostra de como era cada moedinha:

coinsheet

O guinea como moeda saiu de circulação em 1814, mas continuou sendo usado como notação para o pagamento de alojamentos nas partes mais prósperas da cidade, artigos de luxo e pagamento dos profissionais mais respeitados como médicos e advogados (apenas os chamados barristers).  Entre estes, era usual que ele recebesse seus honorários em guinéus, ficasse com as libras e desse os shillings para seu escriturário. Quando o valor não chegava a 1 libra, mas era dividido entre shillings e pennies, a notação usada era S/P, ou seja, 10/6 valia 10 shillings e 6 pence, ou, como se dizia na época, ten and six.

Ficou confuso? É, não é fácil mesmo, mas vou tentar facilitar e reproduzir aqui a tabela que vi no livro “What Jane Austen Ate and Charles Dickens Knew uma das preciosidades deste livro tão informativo:

tabela

http://www.anneperry.co.uk/miscellany/ephemera/victorian-currency/

http://www.web40571.clarahost.co.uk/currency/PreDecimal/predecimal.htm

http://www.logicmgmt.com/1876/living/money.htm

http://www.victorianlondon.org/finance/money.htm

http://www.amazon.com/What-Austen-Charles-Dickens-ebook/dp/B008O58KKK/ref=sr_1_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1365608411&sr=1-1&keywords=what+jane+austen+ate+and+charles+dickens+knew

http://en.wikipedia.org/wiki/Guinea_(British_coin)

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_British_banknotes_and_coins

Anúncios

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Comportamento, Victoria e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Victorian Currency

  1. Wanderson disse:

    Olá! Estudo Ciências Sociais e fui trazido até aqui pelo Google depois de uma breve pesquisa pra saber que raios era o guinéu. Adorei as explicações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s