Vauxhall Gardens

vg4Vauxhall Gardens, foi um “pleasure garden”, ou um jardim de prazeres, muito conhecido na  era vitoriana, bem como dos dois séculos que a precederam. A primeira menção aos jardins ocorreu em 1662, numa descrição de Samuel Pepys, mas acredita-se que ele tenha sido inaugurado em 1661. Ele ficava na Londres central, no burgo de Lambeth

Era um dos destinos escolhidos para passeios noturnos no início da era vitoriana. Tinha as mais variadas atrações, simulações de batalhas importantes, apresentação de pantomimas, óperas, fogos de artifício, artistas de todo o gênero. No início sua entrada era livre, mas depois passou-se a cobrá-las.

Era o local escolhido para os passeios daqueles que podiam pagar pela entrada, um local para que os jovens se conhecessem e se encontrassem, um programa para as famílias nos dias sem jantares e bailes. Além das atrações, havia ali vários lugares para comer, ou se refrescar. E, o que talvez seja o mais interessante e único para mim, é que eles só abriam à noite, ao menos no começo.

É o que nos conta o Sketches by Boz, primeiro livro de Dickens, em 1836, como um sinal de que o empreendimento estava indo mal das pernas, a abertura do jardim das delícias durante o dia. Para Dickens, o lugar perdeu toda sua poesia durante o dia, como uma mágica revelada. Não era mais um jardim de delícias, mas apenas um jardim, com painéis pintados e sem nada de seus atrativos noturnos. Um lugar que causava mais estranheza que assombro.

Efetivamente, ele fechou em 1840, pela falência e seus donos, reabriu em 1841, mudou de mãos em 1842 e fechou suas portas definitivamente em 1859. Mas ainda assim é um lugar interessante para minha Victoria, uma concentração enorme de pessoas, com seus olhos maravilhados pelas diversas atrações. perfeitamente alheios ao mundo ao seu redor…

Links para o Vauxhall:

http://www.vauxhallgardens.com/vauxhall_gardens_briefhistory_page.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Vauxhall_Gardens

Curiosities of London, p 745

Imagens dos jardins:

Anúncios

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Comportamento, Victoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s