Victorian Make Up and Nail Art

nail polish victoriaAs roupas Vitorianas eram lindas, intrincadas e, bem, bastante desconfortáveis se formos prestar bem atenção. Mas e a maquiagem, e as unhas? Qual o tratamento preferido pelas mulheres da época? Comecemos com uma nota sobre o papel. Sim, o barateamento do custo do papel tem um grande papel na moda vitoriana. Ele permitiu que publicações se tornassem acessíveis a uma gama maior de pessoas, e foi fundamental para o aparecimento de várias revistas de moda e beleza femininas, nas quais os produtos e serviços dedicados às mulheres atingissem um grande número de pessoas.

Mas, vamos por partes. Minha pesquisa nesses itens não foi, de maneira alguma, exaustiva, mas já permitiu uma boa visão geral do que era considerado um ideal de beleza na época.

Cabelos: Quanto mais cheio melhor. O cabelo era a glória da época vitoriana, e cachos estavam em alta. Presos total ou parcialmente, complementado por chapéus cada vez menores, eram um sinal de beleza e saúde. Interessante ver que o uso de água oxigenada e henna já eram conhecidos como tinturas além de vários outros produtos, como esses anúncios da época podem constatar, assim como o uso de ferro quente para fazer cachos, o precursor do Baby-liss. Cabelos só sofriam a ação da tesoura quando a mulher estava gravemente doente. Sobre óleos e tratamentos para os cachos, o site Victorian Page fez um belo apanhado de dicas retiradas das revistas femininas, aqui; e o Victorian London fez outro aqui. Os homens, por outro lado, deixaram as longas madeixas para trás. Cabelos mais curtos do que nunca eram a moda, e para domá-los, eles usavam um óleo de maccarat, que fez com que as donas de casa vitorianas criassem um protetor de encosto de cadeira, para evitar as manchas em seus móveis. Barbas, suíças e bigodes completavam o look masculino.

Pele: A moda era a pele pálida e translúcida. Pele bronzeada estava ligada ao trabalho sob o sol, e não era considerado algo sofisticado. As mulheres se protegiam de todas as formas do sol, com luvas, chapéus, sombrinhas, ou mesmo evitando sair de casa. Para destacar a palidez no rosto, algumas mulheres usavam óxido de zinco, outras pintavam finas linhas azuis à guisa de veias, para destacar a clareza da pele. As bases tóxicas das eras anteriores, embebidas de chumbo, foi deixada de lado. Eram famosas também as receitas caseiras de máscaras para melhorar a pele, como o History Undressed conta tão bem. Mas as mulheres não estavam livres da vontade de reverter as ações do tempo, dando ouvidos a charlatanices como a empreendida por Madame Rachel e seus unguentos contra rugas, cuja história você pode conferir completa aqui.

Maquiagem: A era Vitoriana foi marcada por uma longa lista de regrais morais, pelo exemplo da rainha Vitória. Maquiagem pesada, com cores fortes e sombras marcadas eram um tabu, e a marca de atrizes e prostitutas, consideradas da época praticamente a mesma coisa. A mulher vitoriana de respeito mantinha um look natural, mas não deixou de usar cosméticos. Para as maçãs do rosto, aplicavam suco de beterraba ou rouge e batons de tons pálidos, mas ainda assim tóxicos, feitos com sulfito de mercúrio. As sombras eram feitas com chumbo e antimônio, e também altamente tóxicas. Alguns sites legais sobre o assunto, com fotos e ilustrações, você vê aqui, aqui e aqui.

Unhas: Os esmaltes como os conhecemos hoje foram criados em 1920, como um subprotuto da tinta automotiva. Mas isso não quer dizer que as mulheres vitorianas não cuidavam de suas unhas. Na época, usava-se polir as unhas com uma espécie de unguento, cuja foto é a capa desse artigo, ou usar uma mistura clara que deixasse as unhas brilhantes e tingi-las com óleos ou pós coloridos. Talvez por isso, até hoje no Reino Unido os esmaltes sejam chamados de “verniz de unha”. Unhas limpas eram consideradas belas, e produtos e receitinhas para dar um efeito de limpeza eram numerosos.  O blog Gibson Glamour tem vários artigos interessantes sobre o assunto.

Anúncios

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Victoria e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Victorian Make Up and Nail Art

  1. Hello. fantastic job. I did not expect this. This is a impressive story. Thanks!

  2. Alycia disse:

    This is a wonderful entry, you made it enjoyable to read.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s