A aventura de um cliente ilustre (Sir Arthur Conan Doyle)

O que mais se pode dizer sobre Sherlock Holmes? Seu intelecto apurado, aliado aos métodos não ortodoxos encantam gerações e gerações de leitores desde a sua primeira publicação, ainda durante o século XIX. Mas mesmo o maior detetive do mundo (literário) tem que dizer adeus. E é este adeus que a nova coleção 64 páginas da L&PM nos apresenta.

São duas aventuras, ambas ocorridas no século XX, ambas repletas do melhor de Sherlock e, não podemos esquecer, Watson. Na primeira, A aventura de um cliente ilustre, Sherlock é chamado a atender o pedido de um ilustre e misterioso cliente. Trata-se de salvar a vida e a honra de uma donzela, prometida em casamento com um famoso, ainda que não condenado, assassino austríaco. Não é tarefa fácil, seja pela paixão inabalável da donzela, seja pela personalidade do austríaco, comparado ao Dr. Moriarty pelo próprio Holmes.

Nesta história temos como narrador o quase onipresente Dr. Watson que, apesar dos anos de parceria, ainda se deslumbra com a sagacidade do amigo. A tensão é uma constante, ainda que não haja um mistério per se a resolver. Descobrimos que demover uma donzela voluntariosa de seus intentos não é tarefa fácil, principalmente se ela não dá ouvidos à razão.

Em O último adeus de Sherlock Holmes, o ano é 1914, e o mês é agosto. Um narrador em terceira pessoa nos leva à casa de um espião alemão, um figurão da nobreza, conhecido por ser fanfarrão, desportista e irresponsável pela sociedade inglesa. Seu mote é entregar a seus líderes os segredos das táticas do império britânico ao seu superior. Para isso, o agente alemão conta com a ajuda de vários informantes. A grande sacada deste conto é a própria entrada de Sherlock Holmes e Watson.

Mesmo que esta entrada seja algo que o leitor espere intuitivamente, somos levados a exclamar um “aaaah” de admiração quando ela finalmente acontece. Sherlock vive seu momento Poirot com a oportunidade de contar para o vilão exatamente onde este errou. São momentos fadados a virar clássicos dentre os vários contos de Sir Arthur Conan Doyle.

São dois excelentes exemplos do porquê Sherlock Holmes é um nome tão adorado por leitores e não leitores por todo o mundo. Por um preço pra lá de acessível e apenas 64 páginas, este livreto da L&PM é uma porta de entrada perfeita para a Inglaterra criada por Sir Arthur Conan Doyle, e examinada finamente por seu (anti)herói Sherlock Holmes.

A aventura de um cliente ilustre seguido de O último adeus de Sherlock Holmes

Sir Arthur Conan Doyle

Tradução de Pedro Gonzaga e William Lagos

 64 Páginas

Coleção 64 Páginas

Preço: R$ 5,00

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da L&PM Editores

Anúncios

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Literatura, Resenhas e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s