Os últimos casos de Miss Marple (Agatha Christie)

Agatha Christie é uma das escritoras mais conhecidas do mundo. As histórias de Hercule Poirot são as mais famosas, mas Miss Marple também é uma renomada solucionadora de crimes. Os últimos casos de Miss Marple, publicado postumamente em 1979, é uma coletânea de contos dos quais esta simpática velhinha é a protagonista, além de dois outros contos “bônus”.

Miss Marple é uma senhora do interior. Passou a vida toda em St. Mary Mead e, como Poirot, não possui nenhuma ligação direta com a polícia. Dona de um senso de humanidade fora do comum, Miss Marple faz muito pouco trabalho de investigação per se. Normalmente a ela se conta uma história, e a partir dos fatos narrados ela monta sua teoria.

As deduções da nossa protagonista são fruto de um trabalho puramente intelectual, algo que mantém sua lucidez na terceira idade. Isto fica bem patente em “O Caso da Zeladora”, no qual seu médico, o simpático Dr. Haylock, entrega-lhe uma récita de um caso, à guisa de remédio. Sem sair de sua cama de convalescente, ela nos dá uma aula de dedução investigativa.

Uma das idiossincrasias mais interessantes da “Tia Jane” é a capacidade infinita em criar parentes ao desenvolver um perfil psicológico, seja da vítima ou do assassino; seja o Tio Henry de “Uma piada incomum” ou os primos Antony e Gordon em “O caso da fita métrica”, a referência sempre vem de forma sutil, como uma velhinha tagarelando alegremente com quem quer que lhe dê ouvidos, sobre todas aquelas pessoas que conheceu na juventude e já morreram.

Todo o gênio da Miss Marple de “Um corpo na biblioteca” está presente em Os últimos casos de Miss Marple. O grande diferencial deste é o fato de que, por se tratarem de histórias curtas, Agatha Christie retira toda e qualquer palavra desnecessária ao contexto. As tramas são um bocado mais simples, sem se tornarem simplistas. Nem todos os contos têm a ver com assassinato, por exemplo. Outra mudança básica do estilo é que, nessas histórias mais curtas, Agatha Christie deixa mais para a imaginação do leitor. Vários dos contos têm final aberto, ou implícito, forçando uma leitura mais atenta de todo o caso.

Na prática, somos levados a raciocinar o caso como Miss Marple. A ver o parente distante não como blablablá de uma velhota, mas primordial para a resolução do caso. Essa é uma das facetas que mais me agradam em histórias policiais em geral, e nas de Agatha Christie em particular. O exercício de raciocínio lógico aliado àquele auto engano que nos faz pensar ao final “claro, como eu não pensei nisso antes?”.

Mas nem só de tia Jane é feito este livro. Os contos “bônus” “A boneca da modista” e “Através do espelho sombrio”, que foram meus favoritos de todo o livro, nada devem à personagem. São, na verdade, de uma lavra completamente diferente, se aproximando mais dos contos de fantasma do século XIX que de seus romances policiais. Nestes contos, nenhuma explicação real é dada. As coisas acontecem e ponto. O homem que lhes confere a gravidade e a tensão sugeridas pelo texto.

É uma porta de entrada diferente para a prolífica obra de Agatha Christie, mas eu indico principalmente a quem já está familiarizado com seus romances. Uma excelente maneira de passar uma tarde preguiçosa de domingo…

OS ÚLTIMOS CASOS DE MISS MARPLE

Agatha Christie

Título Original:MISS MARPLE FINAL CASES

Coleção L&PM Pocket

192 Páginas

Preço Sugerido: R$ 15,00

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da L&PM Editores

Anúncios

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Literatura, Resenhas e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Os últimos casos de Miss Marple (Agatha Christie)

  1. Liv disse:

    Eu adoro as capas que a L&PM deu para a coleção da Agatha Christie. A capa de Noite sem fim é toda charmosa com um corvo na frente *__*

  2. Milena disse:

    Por acaso vcs conhecem uma história curta dela que eu possa imprimir???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s