Nico Demo: Aí vem encrenca (Mauricio de Sousa)

Mauricio de Sousa é um ícone da minha geração. Raros são os meus amigos que não tiveram gibis da Turma da Mônica e adquiriram seu gosto pela leitura através deles. O que poucos sabem, ou melhor, se lembram, é que Mauricio de Sousa começou sua carreira como jornalista e a turminha apareceu primeiro em tirinhas de jornal, muito antes da minha geração ser sonhada.

O personagem Nico Demo foi criado em 1966 no Jornal da Tarde de São Paulo, num período de forte censura devido à ditadura militar. Mesmo sem texto, seu conteúdo politicamente incorreto acabou objeto de censura. A L&PM e a Mauricio de Sousa Produções resgatam essas tirinhas, para a felicidade desta que vos escreve.

Nico Demo é a personificação da frase “de boas intenções o inferno está cheio”. Um rapaz cuja maior vontade é ser útil, mas que escolhe os piores momentos para ajudar o próximo, que normalmente fica fulo da vida. Não há balões de diálogo e só uma ou outra indicação escrita, por meio de placas, que nos orienta quando o desenho não é suficiente.

As situações pelas quais Nico Demo passa são politicamente incorretas. Talvez ainda mais hoje do que quando foram lançadas. Talvez por serem lançadas em jornal, tenham um tom mais irônico, destinado aos leitores mais velhos, com um maior discernimento

O traço de Mauricio de Sousa sempre foi, para mim, muito expressivo. Essa característica fica ainda mais visível pela falta de texto. Nico Demo desperta a imaginação do leitor, e nas 128 páginas com duas tirinhas existem milhares de historietas, só esperando o leitor para serem completadas. Um excelente começo de ano literário para mim.

Nico Demo – Aí vem encrenca

Mauricio de Sousa

128 Páginas

Coleção L&PM Pocket

Preço Sugerido: R$ 11,00

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da L&PM Editores

Anúncios

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Quadrinhos, Resenhas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s