The Sense of an Ending (Julian Barnes)

A recomendação veio de dois lugares: aqui mesmo do Meia Palavra, na resenha da Anica, e no blog do Zeca Camargo. Duas pessoas em cujos gostos literários confio muito. Ambas as resenhas revelam um assombro com a escrita do autor, as personagens, a história. Não perdi tempo e segui o conselho. Li.

The Sense of an Ending é um livro de pouco mais de 100 páginas, que se lê como 50 e se absorve como um calhamaço de 500. A estória/história é narrada por Anthony Webster, um senhor sexagenário que tenta processar suas lembranças com os fatos que sua vida madura lhe apresenta. Mas falar assim é limitar demais a obra.

 

Este é um livro que muda a vida do leitor. Sem exageros. As reflexões, as lembranças, como Tony lida com elas e com sua vida, são elementos que levam o leitor a refletir e repensar sobre sua própria vida e, por que não, sua memória. Os personagens não são meros personagens, são um misto de personalidade própria e da personalidade que o narrador lhes delega. São dos personagens mais palpáveis, reais, que eu já li.

E não termina com o último parágrafo. Julian Barnes nos faz remoer e repensar em suas palavras, na sequência dos acontecimentos, a personalidade de seus personagens, a acuidade de seu narrador por dias, pelo menos. Seu estilo de escrita é quase poético, e flui com a naturalidade do fluxo de consciência que pretende simular. A história é recheada de informações incompletas, como o é na realidade.

É realmente, como disse Zeca Camargo, uma leitura para degustar. Degustar cada frase, cada parágrafo, mas também é um livro para sentir. Não é recomendável que eu direcione a sua leitura, mas se eu pudesse dar um conselho a quem for embarcar nesta história, este seria: “Preste muita atenção ao primeiro parágrafo.”

Anúncios

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Literatura, Resenhas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s