Faces (Lívia Garcia-Roza)

Faces é um experimento literário. A autora, Lívia Garcia-Roza, exercitou a escrita no Facebook, no período entre 2009 e 2010, fazendo uma série de micro contos e micro crônicas, com no máximo 420 caracteres. Em poucas palavras, fala de Crianças, Família, Cotidiano, Psicanálise, Literatura e encerra com Pensatas, reunidas numa obra de 72 páginas que prima pela interatividade com o leitor.

Pois a maior parte dos contos dentro de Faces depende muito da interpretação do leitor. Seguindo uma crença da autora, espalhada diversas vezes na obra, de que a literatura não tem sentindo sem leitores, ela escreve pequenas cenas cujo sentido depende inteiramente da experiência de quem os lê.

Ao falar de crianças, ou família, não se pensa na família ou filhos de Lívia, mas nos que o leitor conhece. A tia bêbada e o tio sarcástico tomam as feições dos seus tios, a criança vira um sobrinho, e por aí vai. Desta maneira, aquelas poucas palavras, que um dia foram posts de Facebook, possuem forte carga emocional, por mais cotidianas as cenas.

Esta literatura de conta-gotas ainda me deixa dividida; eu que sou uma fã das grandes narrativas. A mente tenta classificar a obra, sem sucesso. Não são verdadeiros contos, não são verdadeiras crônicas, são algumas cenas e, mesmo assim, muitas incompletas. Mesmo assim, vi no trabalho de Lívia Garcia-Roza um verdadeiro e elaborado trabalho de escrita, com as palavras bem lapidadas para parecerem espontâneas, textos carregados de sentidos.

Enquanto a primeira parte do livro, que fala de Crianças, Família , Cotidiano e do eu – este através da Psicanálise, é bastante pessoal, sendo algumas histórias calcadas em memórias, as partes de Literatura e Pensatas é uma espécie de guia aforístico. Reflexões sobre o ler e sobre o escrever, reflexões sobre a vida, muitas seguem o esquema de aforismo, uma declaração de verdade absoluta, com as palavras já características da autora no decorrer do livro.

Faces é um livro da geração redes sociais, um livro para pessoas que, pouco a pouco, perdem a concentração para grandes narrativas, que esperam sua literatura em pílulas. Mas é também um incentivo à interpretação e ao pensar, um convite para ir além das palavras no papel. Uma bela forma de ver o mundo pelas pequenas frases que postamos no Facebook.

Faces

Autor: Lívia Garcia-Roza

72 Páginas

Editora Record

Preço sugerido: R$ 19,90

Saiba mais sobre essa e outras obras no site do Grupo Editorial Record

Anúncios

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Literatura, Resenhas e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s