O Mala: Manual de Identificação e uso (Mario Kostzer)

Você sabe identificar um “mala” em suas variadas formas? Sabe dizer quando está diante de um mala fanático, um mala do marketing, um mala da internet? Sabe como se comporta o mala num velório ou numa festa? Estes são apenas alguns dos malas detalhados por Mario Kostzer em seu manual de identificação e uso do Mala. Traduzido e adaptado para algumas situações brasileiras por Karina de Castilhos Lucena e ilustrado por Carlinhos Müller, “O Mala” é um livro para se divertir, para relaxar e, em alguns casos, descobrir seu próprio grau de “malice”.

Sim, a primeira coisa que você descobre é que é também, em maior ou menor grau, um mala. Não é a toa que a capa é um espelho. Seja discutindo sobre futebol, trabalhando, ficando bêbado em uma festa ou dando desculpas, cada um de nós já passou por “mala” na visão de alguém. Mario Kostzer utiliza-se de várias formas de narrativa para descrever o sujeito ou a situação malas. Ora é a pior corrente de internet já feita (O mala na internet), ora manchetes de jornal (a notícia mala), ou apenas descrevendo a situação  como o mala boleiro

E, apesar de toda compostura, o leitor ri. Alto. As mesmas situações chatas que nos irritam no dia-a-dia, aqui nos fazem rir. Um riso de conhecimento de causa, de cumplicidade, de “Putz! eu já fiz isso”, ou “já passei por isso”. No livro você encontra o médico mala, o mala apaixonado, o apaixonado por futebol, o chefe, o funcionário, o marido, a esposa, o pirralho, o psicanalista, o locutor de futebol, o jornalista e em todas as situações. Na festa, no escritório, na internet, no velório, etc.

Em apenas 80 páginas se tem acesso a um mundo de informações – levemente exageradas –  bastante divertidas, quando não acontecem de verdade à sua volta. O texto de Mario Kostzer tem fluidez, é conciso e fácil de ler, o  livro todo pode ser  lido em uma hora, com folga. A Edição é bem feita, capa dura, papel de qualidade, e o espelhinho na frente chama bastante a atenção.  Uma excelente pedida para aqueles que precisam de um pouco de descanso dos grandes clássicos, e querem uma leitura de puro entretenimento.

O Mala

Autor: Mario Kostzer

Tradução: Karina de Castilhos Lucena

Ilustrações: Carlinhos Müller

80 páginas

Editora Belas-Letras

Preço sugerido: R$ 29,90

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da Editora Belas-Letras

Anúncios

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Literatura, Resenhas e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s