Se é assim que você pensa! (Geert de Kockere)

“”Qual de nós é o maior?, perguntou o Corvo. Ora, disse a Lebre, o que quer dizer com o maior? É o comprimento que conta? Ou talvez a altura? Ou ainda a distância que se pode atingir? Nada disso, disse o Corvo. Quero dizer: qual de nós é na realidade o mais forte? Ora, disse a Lebre, o que quer dizer com o mais forte? É a força com que você consegue fazer algo? Ou a velocidade com que você consegue fugir?” (Qual de nós, in Se é assim que você pensa!)

Com ilustrações de Johan Devrome, e texto de Geert de Kockere, este livro traz 14 pequenas conversas entre animais. O texto parece simples numa primeira leitura, as discussões engraçadinhas, até que paramos para pensar sobre o que foi escrito. Nessa parada descobrimos que se trata de um livro de filosofia. Direcionado para crianças, sim, mas nem por isso menos complexo.

A primeira discussão – Já era noite – trata de animais notivagos e diurnos, representados por um porco espinho e uma doninha, que não conseguem se decidir a dar bom dia ou boa noite.  Chega mais, a segunda discussão, trata do tema confiança, numa conversa cheia de segundas intenções entre uma raposa e um pato. Percepções e pontos de vista permeiam toda a obra, e são destaque em Como você é bicuda, onde uma coruja tagarela tenta descobrir onde se escondem as palavras no bico de uma garça e em Olá cobra,  numa conversa bastante elucidativa entre uma rã e uma cobra.

Amizade, inveja, sabedoria, tédio, percepções. São vários os assuntos abordados em apenas 32 páginas, e abordados de maneira inteligente, a fazer pais e fillhos pensarem juntos. Nenhum dos contos tem moral  como em fábulas. Muito vai depender da interpretação da criança e dos pais. É indicado pela editora Brinque Book para crianças de 7 a 12 anos; mas eu asseguro que não se restringe a elas. Até eu, adulta, sem filhos, achei algumas liçõezinnhas valiosas ali dentro.

Quanto a edição, é um livro feito para durar. Papel de qualidade, capa de brochura mais dura, perfeito para levar pra escola e ler inúmeras vezes. Me lembra um pouco das edições de livros infantis de quando EU era criança. As ilustrações são lindas, e os animais altamente expressivos.

Como “modo de usar” deste livro, eu sugiro uma leitura em conjunto, um momento entre pais e filhos, seguidos de uma longa conversa. Uma oportunidade para ambos de aprender a questionar, e a pensar sobre estes questionamentos.

Se é assim que você pensa”

Autor: Geert de Kockere

Ilustrador: Johan Devrome

Páginas: 32,00

Preço sugerido: R$ 28,70

Editora: Brinque Book

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da Editora Brinque-Book

Anúncios

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Literatura, Resenhas e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s