A Song of Ice and Fire (George R. R. Martin): Os títulos em Westeros

As Crônicas de Gelo e Fogo é uma saga de sete livros (previstos). A Game of Thrones é o primeiro volume desta saga, já aclamada pelos fãs de literatura de fantasia, e que ganhou notoriedade quando a HBO estreou a série de mesmo nome. Starks e Lannisters, Tullys e Baratheons, a intrincada rede de relacionamentos entre as personagens foi construída com bastante cuidado.

Inspirada claramente na era medieval, George R. R. Martin bebe generosamente na fonte da História na hora de dar títulos e estabelecer hierarquias. Ordens religiosas, conselhos reais, títulos vinculados à terra, todos estão presentes na saga, e bastante valorizados. Este primeiro post será então dedicado aos títulos em Westeros (o mundo ocidental, formado pelos Sete Reinos). Nele há reis, rainhas e príncipes como numa monarquia absolutista. O Rei é auxiliado por um pequeno conselho, formado por:

Hand of the King ( A Mão do Rei): O braço direito do Rei, e seu primeiro substituto. Quando o rei deve se ausentar por qualquer motivo, é a Mão quem assume o trono. Diz-se que a Mão fala com a voz do Rei. No início da saga, Lord Eddard Stark é convidado para assumir este posto para o rei Robert Baratheon.

Master of Coin (O mestre das moedas): É responsável pela administração monetária do Reino. É ele quem recolhe fundos e dispõe deles, de acordo com a vontade do rei. Pode criar impostos e fazer empréstimos em nome do Rei, além de administrar a Casa da Moeda Real. No início da saga, este papel cabe a Petyr Baelish, o Mindinho.

Master of Whisperes (O mestre dos sussurros): É a Inteligência do Rei, seu principal espião. Posto comandado por Lord Varys, o eunuco, também conhecido como Spider (Aranha) ou mestre dos Segredos. Possui vários informantes e conhece todos os caminhos secretos de King’s Landing, a capital dos Sete Reinos.

Master of Laws (O mestre das Leis): O mestre das leis é responsável pela Justiça do Rei, administra seus carrascos e guardas. Em A Game of Thrones, o cargo é ocupado por Renly Baratheon, irmão mais novo do rei, e a Justiça do Rei é Ilyn Payne, o executor real.

Master of Ships (O mestre dos Navios): O Comandante da marinha do Rei. Responsável por sua frota marítima. O posto é ocupado inicialmente por Stannis Baratheon, irmão do rei, e senhor de Dragonstone.

Grand Maester (Grande Meistre): Cargo ocupado por Grand Maester Pycelle. Possui uma alta reputação na Citadela, e usa várias correntes como distinção de seu cargo. É nomeado pelo Conclave, e não pelo rei. Por sua renomada sabedoria, tem as funções de conselheiro real e curandeiro.

Lord Commander of the Kingsguard (Comandante da Guarda Real): A Guarda Real é uma ordem de Sete cavaleiros, que juram solenemente proteger a vida do rei com a própria. Seu Comandante faz parte também do conselho.

Mas os títulos vão além do Conselho. As grandes famílias são conhecidas como Casas, as mais conhecidas são as Targaeryen, Baratheon, Tully, Stark, Frey e Greyjoy. E o reino em si possui outros títulos e honrarias que valem a pena ser mencionados:

Lord (Lorde): Senhor de terras. Equivalente de condes, barões, viscondes, etc. São homens de nascimento nobre, ou enobrecidos por decreto real, possuem terras e nelas têm certa autonomia em relação ao poder real. Possuem suas próprias tropas e homens que lhe juram lealdade. Possuem Cota de armas, brasões, e uma heráldica completa.

Bannerman: Lordes menores, de confiança dos grandes lordes. Possuem o direito de empunhar a flâmula da casa principal em batalha, e tem a obrigação de proteger seu Lorde senhor.

Ser (Sor): É o título dado aos Cavaleiros. Um cavaleiro é alguém que se destacou em batalha, ou em torneios, ou um escudeiro que atingiu a maioridade. A maioria possui mestres. Alguns possuem terras, outros são “espadas juradas”. Sua reputação é de honra e valentia. Eles podem possuir um brasão para distingui-los dos guerreiros. Têm a obrigação de pegar em armas quando solicitados.

O título só pode ser concedido por outro Cavaleiro, e a ordem deriva da religião do Sul, a Fé dos Sete. Por esse motivo, poucos cavaleiros do Norte possuem o título de Ser.

Maester (Meistre): A Ordem tem sua sede na Citadela, e nela os futuros Meistres são treinados em todas as artes e conhecimentos. São homens devotados aos estudos, à ciência e ao conhecimento. Só são admitidos homens, e estes deixam seus nomes de família quando atingem o grau de Meistre. Para atingi-lo, o noviço deve forjar sua corrente com diversos metais, cada um representando uma área de conhecimento dominada. Essa corrente é utilizada no pescoço, lembrando o Meistre que ele é um servo de Westeros. Entre os metais, encontramos: Ferro Negro, para os conhecimentos dos corvos (necessários para a troca de mensagens entre os Lordes), Bronze para astronomia, Cobre para hisrória, Ouro para economia, Ferro para a arte da guerra, Aço pálido para a profissão de ferreiro, Prata para a medicina e cura, e Aço Valiriano, que representa as artes ocultas.

Abaixo de todos estão as pessoas comuns, burgueses, artesãos, etc. Na era em que a saga começa, não há mais escravidão em Westeros. No próximo post, falaremos ds Night’s Watch (A Patrulha da Noite).

Anúncios

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em A Game of Thrones, Literatura e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para A Song of Ice and Fire (George R. R. Martin): Os títulos em Westeros

  1. jlm disse:

    no brasil, sir ficou como sor e maester como maistre.

  2. JLM disse:

    outro artigo legal seria sobre as religiões mostradas no livro. pelo q contei, até o livro 2 são pelo menos 4 diferentes.

  3. Rafa disse:

    Adorei o post! Apesar de não ter lido o livro ainda, fiquei com mais ansiedade para lê-lo, graças ao seu post… ^^
    Já estava sentindo tua falta aqui no Meia, Kika! Seja bem voltada! ;D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s