Borges, uma vida (Edwin Williamson)

Em 14 de junho de 2011, completamos 25 anos sem Jorge Luis Borges. Esse ícone máximo da literatura argentina, revolucionário em sua forma de escrever, polêmico em suas opiniões, laureado em diversas universidades, teve sua vida desnuda na narrativa de Edwin Williamson. O autor estudou a obra e a vida do escritor por 10 anos, e nos entrega a sua versão da história de Borges. Não por acaso, título se refere a “uma vida”.

Na condição de biografia não autorizada, “Borges, uma vida” tem a liberdade de interpretação de textos e fatos. É um estudo literário, antes de mais nada. Cada obra de Borges foi analisada de acordo com o momento em que foi escrita. Sua vida analisada a partir de seus ancestrais, e o eterno conflito entre a espada da honra, que representava a família materna, e o punhal revolucionário, representado por seu pai permeiam toda a narrativa.

A vida de Borges teve poucos eventos fisicamente interessantes. Foi editor de algumas (várias) revistas literárias, foi resenhista e tradutor, morou com a mãe até os 68 anos de idade,  quando casou-se pela primeira vez, viajou muito e conheceu muitas pessoas, mas tinha a fama de recluso. Vista superficialmente, é uma vida normal, quase monótona. O trunfo de Williamson foi abordar a vida de Borges não pelos fatos, mas como eles afetavam o homem Borges. A maior parte de seus relacionamentos amorosos parece ter ocorrido em sua imaginação romântica. A vida de Borges, sob este enfoque, é mesmerizante e surpreendente.

Foca também as relações. A relação entre Borges e as mulheres,  sua relação com Dante e outros autores favoritos, sua amizade com Bioy Casares, sua rivalidade com Oliverio Girondo, sua animosidade com Péron e, principalmente, sua relação consigo mesmo. Esta jornada de autoconhecimento é ao mesmo tempo dolorosa e inspiradora, e ele joga todas as suas dúvidas e reflexões ao leitor, em contos e poemas já muito conhecidos.

O ligação entre a vida e a obra de Borges dá um novo prisma para a leitura desta. As referências a seus amores, às suas ideias e seus ideais, a busca incessante pelo Aleph, sua influência dantesca, sua veia resenhista, sua busca pela trama, por um romance com história, a situação política de seu país, seu cosmopolitismo. Cada faceta é encontrada em sua obra, a tomar a palavra de Edwin Williamson como verdade.

É também, em virtude da qualidade de pessoa pública que Borges possuiu por quase toda a vida, uma lição sobre a história da Argentina entre o século XIX e século XX. Da Guerra da Independência,  do crioulismo oligárquico de compadritos e cuchilleros, ao peronismo, aos golpes militares, passando pela guerra das Malvinas, toda a história da Argentina passou pela pena de Borges, de forma aparente ou não.

É um livro mágico. Ele liga o leitor aos poucos e indelevelmente às suas palavras, ligando a obra de Borges a seus sentimentos. Dá-nos um vislumbre de sua genialidade e curiosidade infinita, e da qualidade autobiográfica de sua obra. É quase como se vivêssemos as palavras ao invés de lê-las. Pessoalmente, me senti totalmente absorvida pela história da vida de Jorge Luis Borges, a ponto de me sentir oprimida por seus sofrimentos e dúvidas, e extática quando ele encontra a felicidade.   É um Livro para apreciar a história do homem, e um guia de leitura da obra do escritor.

Borges, uma vida

Edwin Williamson

Título original:BORGES: A LIFE

Tradução:Pedro Maia Soares

672 Páginas

Preço Sugerido: R$ 68,00

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da Companhia das Letras

DISCUTA ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA

Anúncios

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Biografias, Literatura, Resenhas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Borges, uma vida (Edwin Williamson)

  1. Pingback: Links da semana « Blog da Companhia das Letras

  2. Pingback: Aniversário Jorge Luis Borges

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s