La boîte à pensées – Blogs BD

É bom que eu avise antes de começar: Elogios escrachados à vista! Escolhi Blogs BD como tema da minha coluna deste mês.  O “BD” é abreviatura de Bande Dessinée, ou História em quadrinhos, a boa e velha HQ, e, faz agora quase um ano, faço uma “ronda diária de Blogs”.

Explico: Visito, um a um, meus blogs de quadrinhos favoritos, por enquanto todos em francês. Ainda sou meio arcaica com esse negócio de seguir blogs, não uso feeds ou RSS. Vou de endereço em endereço, para ver quais as novas, como alguém visitando um velho amigo.

Este meu vício teve duas etapas: 1ª) O site do LeMonde. Eles possuem uma seção inteira de blogs, dos quais dois eu sigo avidamente: o blog do Guillaume Long, e o blog do Martin Vidberg. 2ª) Ler Cadavre Exquis, uma das minhas Lembranças Culturais de Paris. Foi descobrindo o blog de Pénélope Bagieu que comecei a ler os outros Blogs BD.

Além de treinar o idioma numa forma mais coloquial, eu adoro a maneira como estes ilustradores, muitos deles publicados, despejam pedacinhos de suas vidas em alguns quadros. A maior parte deles retoma o significado original de blog, usando-os como uma espécie de diário ilustrado. Alguns possuem blogs temáticos. Outros aproveitam as imagens para nos levar a links inusitados. São tantos os blogueiros neste estilo que Paris acolhe, desde 2005, um festival para homenageá-los: o Festiblog. Mas chega de blablabla né? Está na hora de eu apresentar para vocês os meus coups de coeur:


illustration de Guillaume Long - http://long.blog.lemonde.fr/

1) À Boire et à Manger – Guillaume Long: Um blog BD sobre CULINÁRIA. Receitas passo a passo, histórias de viagens, Pépé Roni, este suíço da região do Jura transformou sua paixão por gastronomia num blog fantástico. São várias sessões, algumas com receitas, algumas com pequenos guias de ingredientes, outra dedicada à homônimos culinários, entre outros. O traço é charmoso, e dá muita vontade de cozinhar (e de comer) depois de uma visita.

 

Illustration de Martin Vidberg - http://vidberg.blog.lemonde.fr/

2) L’actu en patates – Martin Vidberg: A atualidade em batatas. Uma maneira inusitada de falar de atualidades.este professor alia histórias em quadrinhos às principais notícias publicadas no LeMonde mas, diferentemente de nossas charges e strip comics, seu blog não possui um formato rígido, dando-lhe liberdade para abordar o assunto em um único quadro ou em  sequência de historietas do tamanho das antigas páginas de gibi e em múltiplos posts.

 

Illustration de Pénélope Bagieu - http://www.penelope-jolicoeur.com/

 

3) Ma vie est tout à fait fascinante – Pénélope Bagieu: Ela me parece o tipo de pessoa que eu gostaria de ter como amiga. Girlie, mas nem tanto, um tantinho nerd, perfeita para me lembrar do meu lado menininha. Ela criou seu blog como uma maneira de falar de si, gastando 15 minutos do seu tempo por dia. São anedotas do dia a dia, sobre morar em Paris, o trabalho de ilustradora, as festas do We are de 90’s, moda e amenidades. Sugiro clicar no botão “Au Hasard” (ao acaso), para uma visita, que pode durar horas.

 

Illustration de Zelba - http://zelba.over-blog.com/

 

4) Le blog de Zelba – Zelba ((Wiebke Petersen)): A descrição do blog é (em uma tradução apressada): Neste pequeno canto da tela, eu conto pedacinhos da vida, às vezes engraçados, às vezes tristes, frequentemente verdadeiros, raramente fabulados… e tudo em images e em texto já que é HQ! Zelba é alemã, mas mora  na França, é mãe de duas crianças e seu marido é também artista. É um blog bilíngue, com uma sessão dedicada a provérbios alemães e franceses. Seus desenhos são frequentemente em preto e branco, e é um blog sem censura. Fala de criar filhos, lembranças da infância, a vida de casados, sexo. Gosto principalmente do jeito franco de seus posts, dessa ausência de  assunto Tabu, e de seu senso de humor.

 

Illustration de Boulet - http://www.bouletcorp.com/blog/

5) Boulet Corp – Boulet: Provavelmente o meu traço preferido!  Normalmente a cor de seus posts se resume à cor de seu cabelo, mas ele tem um talento absurdo com a aquarela. São histórias de um homem solteiro, na casa dos 30 anos. Um cara que não arruma a casa, bebe com os amigos, e passa as madrugadas acordado. O layout do blog é paradoxal. À primeira vista, você se sente no blog de uma adolescente de 13 anos, cheio de bichinhos fofinhos que fazem barulhinhos. Mas isso só dura até a primeira linha do post em si. E, bônus para aqueles que não lêem francês, ele possui uma versão em Inglês de seus posts no http://www.bouletcorp.com/blogen/.

 

Illustration de Bambiii - http://www.destrucs.net/

6) Des trucs dessinés – Bambiii: Provavelmente o maior repositório de links de Blogs BD. Essa moça simpática é ilustradora, mas também é exímia artesã, e faz belos bichinhos de pelúcia, cujo passo a passo posta em seu blog. Traços e cores suaves são meio que uma marca registrada, e as histórias de seu dia a dia volta e meia incluem transportes públicos. Ela anda meio sumida ultimamente, mas o novo leitor tem uns 5 anos de posts para esperar que ela retorne…

E tem também o  Blog da Laurel, do Jeromeuh, da Mady, e tantos outros, que deixam a minha ronda cada dia mais longa…

P.S. Excepcionalmente as imagens possuem legendas aqui. Isso se deve ao fato de as imagens dos blogs que postei aqui não serem de uso comum, mas pertencerem por direito autoral a seus ilustradores. Agradeço-os imensamente por terem autorizado a inclusão delas nesta minha singela homenagem, seja por email ou pelo twitter, ou mesmo respondendo aos meus comentários em seus próprios blogs. Foram todos extremamente gentis comigo, por isso peço que não reproduzam estas imagens sem autorização, ok?

P.S.2: Se alguém conhecer blogs de outros lugares nestes mesmos moldes, POR FAVOR ME INDIQUEM!

P.S.3: Je remercie énormement les auteurs de ces blogs BD dont je viens de parler. Soit pour les images cédées, soit pour faire mes journées un petit plus heureuses. J’espère que cette petite hommage vous plaise!

 

COMENTE ESTA COLUNA NO FÓRUM MEIA PALAVRA

 

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em La boîte à Pensées e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para La boîte à pensées – Blogs BD

  1. **Maniaca do Miojo** disse:

    Opa ótima pedida para eu treinar o francês =)
    Estou no meu 2º ano, estou gostando bastante ^^

  2. Kika disse:

    Aproveita….eles são deliciosos de ler, e bem fáceis de acompanhar… e te dão um reflexo da linguagem mais coloquial, familiar que as aulas não podem passar….

  3. Pingback: Elas e a Gibicon Nº0 | Lady's Comics

Deixe um comentário

