William Shakespeare e seus atos dramáticos (Andrew Donkin)

A Coleção “Mortos de Fama” – lá fora “Dead Famous” – se dedica a nos apresentar à vida dos grandes nomes da nossa história de uma maneira informal e divertida. Caí de amores pela série quando li “Albert Einstein e seu universo inflável”, do qual falei aqui, e aproveitei que estamos lendo Rei Lear no  nosso Clube de Leitura, para adquirir este livro e  conhecer um pouquinho mais da vida do Bardo.

Assim como no volume sobre Albert Einstein, o livro mescla texto e quadrinhos, alguns diagramas e o diário secreto de Will (tão secreto que nem ele mesmo sabia de sua existência). Mantendo o tom informativo e descolado, direcionado ao público jovem, o livro aborda aspectos da história da Inglaterra, como o reinado de Elizabeth I, a peste, a situação da dramaturgia no início do século XVII. Aborda o que se conhece e o que é mistério na história de Mr. Shakespeare, sobre ortografia, sobre suas principais obras.

O livro também traça paralelos entre a obra original e suas adaptações para Hollywood, detalhes interessantíssimos sobre o Globe e as técnicas de efeitos especiais da era elizabetana, sobre as conjecturas sobre a própria existência de William Shakespeare, e muito mais. Por estar tão ligado ao idioma inglês,  me parece que o tradutor teve o trabalho extra de adaptar o texto de Andrew Donkin à nossa realidade, sem perder as informações relativas exclusivamente à  construção do idioma como o conhecemos.

Fui pega de surpresa uma vez mais com a quantidade de informação sobre Shakespeare e sua época o autor e o ilustrador conseguem encaixar num livro de apenas 176 páginas. E isso sem perder a coerência, e sua qualidade. A simplicidade do conteúdo serve  para atiçar a curiosidade do leitor, e dá pano pra manga para as intermináveis discussões entre amigos. Afinal, o que será que aconteceu mesmo nos sete anos em que Shakespeare sumiu?

William Shakespeare e seus atos dramáticos – Andrew Donkin

Título Original: William Shakespeare and his dramatic acts

Tradução: Eduardo Brandão
Ilustrações: Clive Goddard
176 Páginas
Coleção: Mortos de Fama
Selo: Cia das Letras
Preço sugerido: R$ 31,50

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da Companhia das Letras

COMENTE ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Literatura, Resenhas e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para William Shakespeare e seus atos dramáticos (Andrew Donkin)

  1. Pingback: Meia Palavra » Blog Archive » Lendo Shakespeare no original – Parte I

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s