Albert Einstein e seu Universo Inflável (Dr. Mike Goldsmith)

A Coleção Mortos de Fama, editada aqui no Brasil pela Cia das Letras, é uma coleção de pequenas biografias de grandes personalidades históricas, como Newton, Cleópatra, Al Capone e Elvis. São pessoas cujas vidas e atitudes literalmente mudaram o mundo, e que nestas pequenas obras têm suas histórias contadas de maneira leve, claramente voltada para o público infanto-juvenil.

“Albert Einstein e seu Universo Inflável” faz parte desta coleção, e posso dizer que superou minhas expectativas. Suas 192 páginas trazem um resumo substancioso da vida e obra de “Beto Einstein”, com uma linguagem ao mesmo tempo simples e divertida, mas sem desrespeitar a inteligência do leitor.

Permeado de quadrinhos e diagramas bastante engenhosos, o texto apresenta-nos ao “Beto”, a partir do momento de seu nascimento, passando pelas dificuldades de falar e na escola, com pinceladas sobre o momento histórico em que viveu. Foca boa parte de sua narrativa em uma espécie de rivalidade entre os conceitos de Newton e de Einstein, demarcando bem as diferenças entre eles.

Quando a história envereda para alguma das grandes descobertas do “Beto”, o autor não simplesmente joga a informação, mas nos guia através do raciocínio por trás da descoberta, convidando-nos a pensar junto, e talvez chegar à mesma conclusão. E os conceitos de gravidade, átomos, espaço-tempo e relatividade ficam bastante palatáveis.

Isto serve para duas coisas: 1) Estimular o raciocínio e 2) Fazer com que o jovem leitor perca o medo que a aura de genialidade de Einstein provoca.  Afinal, o cientista aqui é apresentado como um ser humano genial, mas ainda assim afeito a falhas, um cara que nunca foi lá muito bem na escola.

E o autor, juntamente com o ilustrador Philip Reeve engajam o leitor numa viagem prazerosa e altamente didática, com um humor inteligente e cientificamente acurado. As simplificações dos conceitos são feitas de forma cuidadosa, de forma a não prejudicar sua essência. E assim descobrimos:

“- como o Universo funciona e como fazê-lo parar de desinflar;
– como viajar no tempo;
– como contar átomos;
– como transformar coisas em luz e luz em coisas, e
– como, olhando firme para o céu, mas firme mesmo, é possível enxergar a própria nuca.” ((p.5)

Mas o livro não deve agradar somente seu público-alvo. Muita gente tem medo das teorias de Einstein, e eu sugiro esta obra como um ponto de partida. Para crianças de todas as idades.

Título original:Albert Einstein and his inflatable universe

Autor: Dr. Mike Goldsmith

Ilustrador: Philip Reeve

Tradutor: Eduardo Brandão

Revisão técnica: Iole de Freitas Druck

Coleção Mortos de Fama

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2002

Páginas: 192

Preço sugerido: R$ 29,50

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da Companhia das Letras

COMENTE ESTE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA

Anúncios

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Literatura, Resenhas e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Albert Einstein e seu Universo Inflável (Dr. Mike Goldsmith)

  1. Pingback: Meia Palavra » Blog Archive » William Shakespeare e seus atos dramáticos (Andrew Donkin)

  2. **Maniaca do Miojo** disse:

    Eu adorei os desenhos 😀

  3. Oi adorei.. muito obrigado, ..me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s