Os Excluídos (Yiyun Li)

Escrita em inglês, pela autora chinesa Yiyun Li, de 37 anos, radicada nos Estados Unidos desde 1996; a obra “Os Excluídos” é um retrato doloroso, ainda que fictício,  da Revolução Cultural Chinesa dos anos 70. A história se passa em uma cidadezinha fictícia, chamada Rio Lamacento na qual Gu Shan, aos 28 anos, é condenada à morte por ser anticomunista. A prova de sua traição ao sistema são cartas ao namorado.

Tudo começa na data prevista para sua execução. Enquanto os cartazes de aviso são afixados pela cidade, somos apresentados aos demais personagens, como o Professor Gu e sua esposa, o esforçado menino Tong, a deficiente Nini e sua família, o “idiota” da cidade Bashi e sua avó, o Sr. e a Sra. Hua, Kai e sua família. O acontecimento atinge cada um de maneira específica, moldado pela individualidade e a desconfiança, pelo amor filial ou pelo ódio vingativo, pela compaixão ou apenas pelo senso comum, ditado pelo Partido Comunista.

A partir daí vamos conhecendo cada um desses caminhos que eventualmente se cruzam, o caminho dos excluídos, dos pais de uma traidora, dos mendigos elevados a lixeiros, do caipira vivendo na cidade, da deficiência física, da deficiência moral, da miséria, da consciência desperta em meio a mentes embotadas. Todos são dolorosamente humanos, cuja prioridade maior é sobreviver. O evento atinge a todos em maior ou menor grau, e muda suas vidas. Não é bonito de se ver, ou ler, o que se segue.

É bastante difícil por em palavras o que senti ao ler “Os Excluídos”. A reconstrução do período, as decisões tomadas pelas personagens, os diálogos, as reflexões, tudo me levou à China da Revolução Cultural, onde falta uma das principais liberdades: a de pensar. É tudo tão verossímil que fica difícil lembrar que se trata de uma obra de ficção. Senti-me angustiada, ao ver meus olhos abertos para uma realidade tão distante da minha, ao ver a vida pelos olhos daqueles que a sociedade exclui. Algumas passagens são mesmo inconcebíveis, mas estão aí, nos jornais, todo dia.

Yiyun Li foi bem sucedida ao recriar a China de sua infância, e faz jus à sua posição na lista dos 20 autores com menos de 40 anos que valem a pena ser lidos, da revista The New Yorker . Entrou para minha lista de favoritos, daqueles livros que ficam na gente, mesmo muito depois de lidos.

Livro: Os Excluídos

Autora: Yiyun Li

Editora: Nova Fronteira (grupo Ediouro)

Tradutora: Maria Helena Rouanet

400 Páginas

Preço sugerido: R$ 49,90

COMENTE ESTE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA

Anúncios

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Literatura, Resenhas e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Os Excluídos (Yiyun Li)

  1. Rosangela disse:

    Eu acabei de ler o livro e de fato fiquei com esta mesma sensação. Surpreendente, dá vontade de saber mais, vontade de alterar esta realidade… É aquele tipo de leitura que marca mesmo.

  2. wilson disse:

    Terminei de ler um livro de contos da mesma autora. Gostei muito do estilo dela, e “Os excluídos” já é uma garantia na minha lista de leituras, mas ainda vou deixar passar mais um tempo. Se o seu romance for parecido com alguns de seus contos, espero uma carga dramática bastante pesada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s