A Dama e o Unicórnio (Tracy Chevalier)

Tracy Chevalier é uma autora com uma especialidade: transformar obras de arte em literatura. Meu primeiro contato com seus livros veio com o hoje famoso “Moça com brinco de pérola”, cujo filme homônimo é em si uma obra de arte. Para absorver o universo Vermeer, Tracy buscou conhecer de perto todas as suas obras,  o que quase conseguiu. O resultado foi um lindo romance que ilustra como poderia ter sido a história por trás daqueles olhos tristes e seu brinco de pérola.

A Dama e o Unicórnio é o nome dado a um belo conjunto de tapeçarias medievais  e sua história, fictícia é verdade,  é contada por vários narradores. Sim, o livro não é exatamente dividido em capítulos, mas em episódios, cada um com um narrador –personagem.

O cuidado da autora em representar o trabalho de fabricar uma tapeçaria com motivos tão intrincados é um presente, bem como a ambientação e a personalidade de cada um dos narradores, seja Nicolas des Innocents, o arrogante artista, a volúvel Claude, a soberana  Geneviève, o pragmático tapeceiro Georges de La Chapelle, sua bela esposa, sua sensível filha, todos  possuem  voz e jeito próprios, bem discerníveis em seus parágrafos, e é com essa visão multifocal que criamos nossa ideia das personagens e dos fatos.

E o que resulta disso tudo é um leitor ávido por detalhes, pasmado com a beleza das damas nas tapeçarias, contemplador da imponência da Paris e da simplicidade da Bruxelas medievais, e encantados com a bela história que Tracy Chevalier tirou dos fios desta obra de arte.

Título: A Dama e o Unicórnio

Autor: Tracy Chevalier

Tradutor: Beatriz Horta

288 Páginas

Editora: Bertrand Brasil

COMENTE ESTE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA

Anúncios

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Literatura, Resenhas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s