Além de Darwin (Reinaldo José Lopes)

Antes de começar, tenho uma confissão a fazer. Quase, mas foi por MUITO pouco, eu não derivei para o campo da biologia. Acabei fazendo Direito, e algumas vezes me pergunto: por que cargas d’água mesmo eu queria ser bióloga? Mas é só abrir um livro como o do Reinaldo José Lopes que eu me lembro. É fascinante esse mundo que vivemos. Com um bom professor então, fica ainda mais.

E, assim como seu antigo blog (Visões da Vida), de onde saiu boa parte do material, este livro me pegou de jeito. Logo às primeiras páginas me senti íntima, com um amigo, teorizando num bar. E este é um dos maiores trunfos do autor, a linguagem quase informal e muito informativa,  tudo que se espera de um livro sobre ciência para leigos como eu.

Poucos se dão conta do quão importante é adequar o discurso ao público. Linguistas entendem, assim como alguns (não todos) profissionais do marketing. A questão é que “Além de Darwin” é informativo além da conta, escrito de um jeito simples, mas não simplista ou patronal.

É um livro para abrir o apetite pelo conhecimento, que fala sobre diversos assuntos em artigos curtos e cheios de referências  interessantes não só das ciências, mas também de RPG, propagandas, livros e mitologias, e segue um padrão “evolutivo”,  começando pelo básico – sexo – passando pela inteligência, sobre o genoma, sobre “elos perdidos”(e outros nem tão perdidos assim), da seleção natural e olhos e mãos, e até sobre fé.

É um livro sério, mas ao mesmo tempo divertido, provocativo, intrigante. Fez com que eu refletisse sobre diversos assuntos, e ficasse bastante humilde diante da vastidão desse mundo em que vivemos. É daqueles artigos que a pessoa se sente compelida a comentar, a discutir, a fazer digressões, e a usar e abusar dos parênteses. Como só um bom contador de histórias consegue.

Em resumo, eu acho que Darwin teria orgulho desse cara…

COMENTE ESTE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Resenhas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Além de Darwin (Reinaldo José Lopes)

  1. kuinzytao disse:

    Kika, você conseguiu palavras para expressar a admiração que temos por esse moço. Sou sincera em confessar, sempre que pretendo falar sobre o trabalho dele, as palavras somem. Ok, sou uma fã daquelas que não conseguem disfarçar a admiração…
    Ele é… um cara para ser lido!

Deixe um comentário

