Literatura x Pecados Capitais

The_Seven_Deadly_Sins_WGAMuitos aqui já devem ter notado que virtudes não dão bons livros (ao menos não sozinhas). As melhores histórias contém o lado vil, animal e decadente do ser humano e podem ser vistas como uma valorização de nossas imperfeições. É mais fácil nos identificarmos com o próximo através de seus defeitos , muitos deles ligados aos sete pecados capitais. Afinal, convenhamos, quem nunca cometeu um ato de Gula, Ira, Inveja, Orgulho, Avareza, Preguiça ou Luxúria?

Faz parte da nossa vida… Nós temos preguiça de ir trabalhar, comemos mais do que devíamos, invejamos a felicidade do próximo, nos orgulhamos de nossas pequenas coisas, somos pão-duros, e gostamos de sexo. Não necessariamente nesta ordem. E, assim como nós, os bons personagens são falhos. Vejamos alguns exemplos: Macunaína é sinônimo da preguiça exacerbada. A inveja da Marquesa de Merteuil e a luxúria de Visconde de Valmont dão o tom em Ligações Perigosas. E o que seria dos livros de guerra, não fossem a Ira e o Orgulho? Ebenezer Scrooge é a representação da avareza, em todos os seus detalhes. E, finalmente, podemos citar Daniel e seu Clube dos Anjos, para quem morrer até vale a pena, se a comida for boa.

Falando no Clube dos Anjos, aqui no Brasil há uma coleção totalmente dedicada aos Sete Pecados Capitais – chamada Plenos Pecados, que reúne cinco autores brasileiros, um argentino e um chileno. Cada livro representa um deles, e são: Mal Secreto (Inveja) de Zuenir Ventura; Xadrez, Truco e outras guerras (Ira) de José Roberto Torero; o já citado O Clube dos Anjos (Gula) de Luis Fernando Veríssimo; A Casa dos Budas Ditosos (Luxúria) de João Ubaldo Ribeiro; Canoas e Marolas (Preguiça) de João Gilberto Noll; Terapia (Avareza) de Ariel Dorfman; Vôo da rainha (Orgulho ou Soberba) de Tomás Eloy Martinez.

Nesse espírito, queremos discutir com vocês o papel da literatura em cada um dos pecados capitais. Obras sobre os temas, personagens marcantes, indicações sutis em outras obras, enfim, vale tudo desde que seja relacionado a literatura. A partir desse mês, lançaremos quinzenalmente discussões no Fórum do Meia Palavra que depois serão compiladas em artigos para o blog sobre cada um dos pecados.

O primeiro pecado a ser explorado literalmente será a Avareza.

Contamos com a participação de todos para esmiuçarmos o papel de cada pecado na literatura.

DISCUTA O POST NO FORUM DO MEIA PALAVRA

Anúncios

Sobre Clarisse

Uma menina com histórias pra contar...
Esse post foi publicado em Literatura e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s